segunda-feira, 4 de abril de 2011

NFORMATIVO DO FÓRUM DE LUTA PELO PASSE LIVRE



Olá a todos e a todas, 

este é um informativo do Fórum de Luta Pelo Passe Livre que tem por objetivo realizar um breve resgate histórico do fórum e convidá-los para os debates sobre o aumento da passagem e as possibilidades de passe livre que o Fórum irá promover nas Escolas Secundaristas e Universidades Públicas. 

O Fórum teve início em dezembro de 2010 diante do ocorrido sobre as novas carteirinhas: A contradição da gratuidade das carteirinhas X financiamento pelo Sindiônibus (Sindicato dos Empresários de Ônibus de Fortaleza), por ser uma entidade que visa garantir mais lucro aos empresários, além do adendo ao chip da Libercard (Empresa de cartões de débito), empresa que já controla as carteirinhas na região metropolitana, onde a meia já é limitada. 

Quem mora em Maracanaú, Maranguape, Acaracuzinho e adjacências sabe como é difícil:  a meia é 2,50 e é limitada (você só pode usar duas passagens por dia: ida e volta) e nos fins de semana não existe meia, cabendo aos estudantes pagar 5 reais para se deslocar. Mesmo com todos estes problemas, a Prefeitura delegou a esta empresa nefasta a missão de ficar responsável - junto com o Sindiônibus - por este processo de limitação da meia também aqui em Fortaleza. Com isso,  o Fórum iniciou para publicizar esse debate que até então tinha ficado só entre os universitários da UFC e UECE enquanto a maioria dos estudantes, os secundaristas, nem ao menos sabiam que poderiam ficar sem o direito à meia passagem entre outros problemas que podem surgir com esta nova tecnologia da Libercard ( como o controle desta empresa no acesso a locais de lazer, limitando ou realizando promoções no ingresso à clientes que utilizem os créditos contidos na carteirinha). 

No começo de Fevereiro, descobrimos por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro) uma ameaça de aumento da passagem para Maio, o que era um absurdo devido as péssimas condições de transporte (lotação, filas, demora, ruas esburacadas e etc.) que permaneceriam mesmo após ao aumento. O aumento chegou bem antes, em Março, próximo ao Carnaval para que as pessoas não percebessem. A prefeitura de Fortaleza fez um acordão com os Empresários, que era mais ou menos assim: 

“Olha empresários, agente diz que  a passagem vai ser 2,20 mais aí na decisão final agente fala que é 2,00 reais e que foi a prefeitura que baixou. Assim a prefeita ganha votos e vocês,  empresários, garantem aumentar a passagem. Além disso colocamos uma “Hora social” enganosa de 9 ás 10 hrs e de 15hrs ás 16hrs fora do  horário que a maioria das pessoas estão nos ônibus e só com o uso do cartão para enganar a população e não afetar nosso lucro”. 

Eles acharam que estudantes e trabalhadores iriam cair nessa mentira lavada. O Fórum não caiu. E o que nós fizemos? Organizamos três grandes atos pelas ruas de fortaleza a fim de chamar a atenção da população deixando claro para os empresários e pra Prefeitura que nós não toleraríamos um aumento abusivo como esse. 

Ademar Godim

No primeiro ato (24/fev),  percorremos as ruas da cidade em direção à sede da prefeitura onde demos um ultimato para a Prefeitura: “Se a passagem não baixar, Fortaleza vai parar”. Ademar Gondim,  presidente da Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza), compactuando com os empresários do Sindiônibus  reafirmou o aumento e nos disse que o sistema de transporte da cidade é um dos melhores dos Brasil ( vá andar de ônibus secretário e não na sua Hillux). 

Demos a resposta com a realização de um pré-ato ( 03/mar) divulgando dois grandes atos no centro de Fortaleza: Dia 17/ mar que parou o trânsito na Av. Duque de Caxias no qual encenamos o acordão dos Empresários com a Prefeitura e o do dia 24/mar em que fomos até a Praça Coração de Jesus e elegemos a Prefeita Luiziane como o “Judas da classe trabalhadora” por ter permitido o aumento abusivo. E as mobilizações não irão parar! 

Durante a trajetória do Fórum, percebemos que  a redução da passagem não nos é suficiente. Pais e mães das periferias gastam com a passagem dos filhos quando isso era pra ser garantido gratuitamente pela prefeitura: estudante não deve pagar passagem de ônibus. Em algumas cidades como Cuiabá, Brasília e Florianópolis a lei pelo Passe Livre já é realidade e estudante não paga passagem de ônibus. 

Então queremos BARRAR O AUMENTO DA PASSAGEM e LUTAR PELO PASSE LIVRE!  Para isso, é necessário realizarmos formação sobre o transporte como direito e as possibilidades de passelivre. Assim,  o fórum realizará debates em várias Escolas e Universidades. Se informe sobre o debate mais próximo de você e participe! Discuta coletivamente para juntos fortificarmos essa luta pela melhoria dos transportes. Contra a ganância dos Empresários e a conivência da Prefeitura de Fortaleza!



Nenhum comentário:

Postar um comentário