Além de se beneficiarem com milhões através de isenções de impostos dos governos Cid e Luiziani (PT e PSB), o Sindiônibus (sindicato dos empresários de ônibus) usam o pequeno aumento de 7% dos trabalhadores rodoviários - conquistado pela luta da categoria - para justificar o aumento das passagens.
Se os trabalhadores tiveram 7% de aumento, os empresários querem aumentar em 22%, o maior do Brasil, o valor da passagem dos ônibus lotados e desconfortáveis.
A situação só tende a piorar: se os donos dos ônibus ganham muito dinheiro com 1 milhão de pessoas que passam pelos terminais, eles vão ficar cada vez mais apertados, já que para aumentar seus lucros, os empresários precisam do transporte público cada vez mais precário.
Essa luta não é de hoje
Desde 2003 os estudantes de Fortaleza realizaram grandes lutas contra os aumentos de passagem de ônibus. A mais recente foi em 2009, quando centenas de estudantes e trabalhadores foram às ruas para lutar contra o aumento da passagem. Se não fosse pelas manifestações o aumento teria sido ainda maior.
Não basta somente barrar o aumento, a luta é pelo Passe Livre, retirando do lucro dos empresários o financiamento que garantirá aestudantes e desempregados o acesso ilimitado ao transporte público de qualidade. Barrar o aumento da passagem para conquistar o passe livre.
Convidamos todo povo de Fortaleza a barrar o aumento de passagem através de um grande ato dia 24 de fevereiro, às 8 da manhã, na Praça da Bandeira. Vamos barrar esse aumento absurdo!